top

Como escolher mobiliario de exterior

O mobiliario de exterior é uma das chaves da decoração do seu espaço e com uma oferta tão diversificada nos dias de hoje, torna-se por vezes difícil escolher.

Alguns aspectos a considerar na altura de escolher mobiliario para exterior:

Tipo - cadeiras com mesa, sofás, mesa de apoio, banco, pouf, cama, rede, banqueta, guarda-sol... escolha aquilo que é mais adequado á utilização que pretende dar ao espaço. Se é um espaço para relaxar, escolha cadeiras confortáveis, redes ou camas de dia. Se vai ter crianças no espaço, os poufes são uma óptima escolha. Para festas é importante ter cadeiras, bancos e mesas de apoio que se possam espalhar pelo espaço.

Estilo – o estilo do mobiliário de exterior deve seguir o estilo de decoração que escolheu para o seu jardim, terraço ou varanda. Um estilo moderno pede peças de linhas mais direitas, por exemplo, cadeiras de aluminio ou cadeirões de fibras sintéticas. Um estilo campestre, precisa de peças mais tradicionais. Pode optar por combinar também com o estilo do interior da sua casa, para poder misturar peças sempre que quiser ou for necessário.

Arrumação - durante o Inverno, ou quando não estiver a utilizar o espaço, pode desejar ou necessitar de arrumar o mobiliário. Cadeiras que se empilham, mesas que se fecham, cadeiras que se dobram, tudo ajudará a poupar espaço.

Portabilidade – se tiver um espaço pequeno, em que precise de mudar de posição o mobiliario de exterior, conforme a utilização do espaço ou o número de pessoas, escolha peças leves ou de fácil movimentação (com rodas).

Utilizações – peças versáteis significam que tirará mais proveito delas e terá de investir num menor número de peças. Bancos que podem ser mesas de apoio, ou peças que se separam em diversos componentes, como uma chaiselongue, que se pode separar em cadeira e banco. O mobiliário de jardim não tem de ficar só no exterior, algumas peças podem ficar bem, por exemplo como área de refeições numa cozinha, ou numa casa de banho.

Fácil de combinar – durante festas, jantares ou almoçaradas, pode necessitar de mais assentos do que os que tem normalmente, por isso escolha peças que combinem com outras que tenha dentro de casa, que possa trazer temporariamente para o exterior, de forma a que ninguém tenha de ficar de pé.

Cores – peças com cores fortes podem ser um elemento adicional e divertido para um espaço exterior. Se pelo contrário, não se quiser comprometer com nenhuma combinação de cores, escolha cores neutras, como o branco, preto ou bege e acrescente depois cor com acessórios de decoração, como almofadas ou cortinas.

Material - alumínio, madeira, ferro, pedra, cimento, têxteis de exterior, resina, vidro, cana, fibras sintéticas... Alguns materiais permitem que o mobiliário de exterior fique no local todo o ano, outros obrigam a guardar noutro local mais protegido das condições climatéricas ou pelo menos protegê-lo com material apropriado.

Acessórios – almofadas, tecidos, cobertas, cobertores, todos podem dar um novo ou diferente visual ao seu mobiliário de exterior. Use e abuse!

...o seu guia de decoração de jardins, terraços e varandas


Assine a Newsletter gratuita

Email

Nome


O seu e-mail está seguro. Só será usado para lhe enviar a newsletter.

Copyright © 2005-2013 GardenKeys.com Todos os direitos reservados. Termos e Política de Privacidade